O curso TEAR tem caráter didático-formativo, com o objetivo oferecer uma introdução ao transtorno do espectro autista, orientando profissionais da educação para o atendimento pedagógico especializado aos alunos com diagnóstico.
Essa extensão universitária foi desenvolvida a partir da crescente demanda de profissionais de educação de aprofundarem seus conhecimentos acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em decorrência do crescente número de diagnósticos de TEA e da lei n° 13.146 de 2015, que prevê a prática de inclusão na legislação brasileira.
O curso não foi limitado a um segmento específico da educação básica, sendo de utilidade para professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e também para Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
É importante destacar, ainda, que três pessoas diretamente envolvidas com o projeto da formação são autistas, fazendo deste também um projeto inclusivo.
Informações do Curso
Desmistificando o Transtorno do Espectro Autista para Educadores.
O curso TEAR possui carga horária de 120 horas, com validade de extensão universitária reconhecida pelo MEC.
São apresentadas propostas, alinhadas às metodologias ativas, a partir de situações-modelo para o ambiente escolar.
Doutora em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021), é mestre pela mesma instituição (2011). Realizou Estágio Doutoral na University of Michigan – USA, com bolsa PDSE/CAPES (2019-2020). Graduada em Letras pela UFMG (2006). É também especialista em Psicopedagogia Institucional pelas Faculdades ASMEC (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2010). Pós-graduada em Neurociências e Psicologia Aplicada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022). É membro do grupo de pesquisa “A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas” (CNPq), vinculado à PUC-SP. Ministrou o curso de extensão “O Livro Ilustrado Infantil: palavra, imagem e interações” na COGEAE/PUC-SP (2015-2021). Atualmente, é coordenadora literária na Editora Casulo, em São Paulo. Campos de interesse: infância; linguagem; literatura; literatura infantil; educação; desenvolvimento infantil; fenomenologia (Merleau-Ponty); livro ilustrado; material didático; PNLD; neurodiversidade; inclusão.
Cinthia Lemes
Professora e Autora
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP, tendo concluído seu doutorado em 2023. Sua formação acadêmica inclui graduação em Letras Português/Espanhol pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e mestrado em Língua Portuguesa pela mesma instituição (2013). Sua experiência profissional está concentrada nas áreas de análise do discurso e literatura moçambicana.
Roberto de Andrade
Professor e Autor
Bacharel em Teologia pelo Cebtro Universitário Adventista de São Paulo (2004). Pós-graduado em Gestão de Pessoas pela mesma instituição (2015). Especialista em livro ilustrado pelo Movimento Literário de Campinas SP (2022). Curso de editoração pela Unesp (2023). Vinte anos de sala de aula com componentes como Ensino Religioso e Formação em Trabalho Voluntário, além de exercer a função de capelania escolar. Desenvolveu diversos projetos sociais com alunos da Escola Básica em lugares como África, Amazonas e cidades do interior do Goiás. (2004, 2015-2018, 2022). É autor de livros didáticos pela Casa Publicadora Brasileira desde 2020. É diagnosticado com autismo nível de suporte um, compreendendo na prática todas as nuances do Transtorno e tem trabalhado auxiliando famílias e crianças que precisam lidar com as questões do espectro autista.