O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5), é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade por uma condição do neurodesenvolvimento que tem início na infância e que se estende pela vida adulta. A partir do ingresso na vida escolar, as dificuldades de autorregulação emocional, baixo desempenho acadêmico, prejuízos funcionais e sociais, entre outros, decorrentes do TDAH se evidenciam. Informações baseadas no senso comum alimentam ideias preconcebidas de que são crianças “mal-educadas, pouco inteligentes e indisciplinadas”.
Informações do Curso
Aprofundamento para educadores sobre o TDAH, visando favorecer a inclusão desses alunos através de intervenções pedagógicas.
O curso TDAH: Universo de potenciais possui carga horária de 120 horas, com validade de extensão universitária reconhecida pelo MEC.
São abordados os seguintes temas: Transtorno; Déficit; Atenção; Hiperatividade.
Extensão universitária reconhecida pelo MEC
Carga horária de 120 horas
Plataforma + Livro
Carga horária do curso
Artefatos de aprendizagem
Horas
Leitura do livro (120 páginas)
40h
Exercícios no livro
10h
Vídeoaulas principais
10h
Videoaulas complementares
10h
Leituras adicionais (via plataforma)
10h
Exercícios na plataforma
10h
Questionários de avaliação na plataforma
10h
Trabalho final do curso
20h
Carga horária total:
120h
Autora
Eneida Pena Pereira Torres
Professora e Autora
Possui graduação em Psicologia e em Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Psicologia Educacional (UNIFIEO, 2014 e 2018). Tem especialização lato sensu em Psicopedagogia e Neurociências (UNIP, 2022) e em Educação Especial para Talentosos e Bem-Dotados (UFLA, 2008.Atuou (por 15 anos) como docente na graduação, supervisora de estágios de Pedagogia, orientadora de TCC e grupos de pesquisa e extensão do UNASP-SP, lecionando disciplinas relacionados aos processos de ensino e aprendizagem e de Desenvolvimento Infantil.Tem experiência na área de Psicologia Clínica e na área de Educação como professora titular no ensino básico.Possui trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais. Escritora freelancer da Viver Editora e CPB. Regularmente, ministra palestras e cursos nas áreas de Psicologia e Educação. Participa como avaliadora em bancas de mestrado e doutorado. Na área clínica, atende adolescentes e adultos na abordagem psicanalítica e ludoterapia com crianças.