O curso Aprende & Joga é resultado de uma jornada de descoberta e exploração do poder da gamificação como uma abordagem inovadora para envolver e motivar os alunos, transformando suas experiências de aprendizagem. O curso compartilha concepções valiosas, estratégias práticas e casos de sucesso para ajudar o docente a incorporar a gamificação em suas práticas pedagógicas.
O livro traz, em seus módulos iniciais, um panorama estatístico sobre o cenário do ensino no Brasil e propõe, nos módulos seguintes, soluções, apresentando os fundamentos da gamificação na educação, explorando seus princípios básicos e os elementos de jogos que podem ser aplicados para motivar os alunos e promover uma aprendizagem mais envolvente.
Toda a formação é alicerçada em uma história interplanetária gamificada, na qual o professor é levado a conhecer alguns planetas com personagens que o ajudarão na jornada de aprendizagem e conhecimento através dos elementos dos jogos. O cursista deve alcançar o objetivo do jogo a fim de receber sua recompensa.
Informações do Curso
O poder da gamificação como abordagem inovadora para engajar alunos, transformando suas experiências de aprendizagem.
O curso Aprende & Joga possui carga horária de 120 horas, com validade de extensão universitária reconhecida pelo MEC
Estratégias do curso: engajamento dos alunos, personalização da aprendizagem, desenvolvimento de habilidades, redução de estresse, melhoria na retenção de conteúdo e do estudo, promoção da colaboração e preparação para o mundo digital.
Extensão universitária reconhecida pelo MEC
Carga horária de 120 horas
Plataforma + Livro
Carga horária do curso
Artefatos de aprendizagem
Horas
Leitura do livro – 160 páginas
25h
Videoaulas
20h
Quiz
4h
Atividades
8h
Leituras complementares
25h
Vídeos complementares
25h
Trabalho final
13h
Carga horária total:
120h
Autores
Ari Rangel da Silva Junior
Professor e Autor
Analista de Sistemas – UCB-DF. Trabalhou por 27 anos como analista de sistemas e gestor de tecnologia na Rede Adventista, atuando nos segmentos administrativo, educacional e saúde. CTO na Vezos Tecnologia, atua como diretor estratégico e de produtos. Diretor de Tecnologia para as empresas: Viver Editora, Editora Órbita, Editora Casulo, MWC Editora, Multiverso das Letras, e para a Faculdade Amplia. Ari Rangel possui larga experiência profissional, especializado em produtos e sistemas para educação, e sua atuação tem sido relevante na implementação e gerenciamento de tecnologias que aprimoram o ensino e a aprendizagem. Crucial para inovação na educação, ele tem conduzido todo o time sob sua liderança para um olhar presente e de futuro, assegurando que as ferramentas digitais e os sistemas de informação sejam eficazes, criativos, seguros e alinhados com as necessidades pedagógicas.
Daniel Andrade de Carvalho
Professor e Autor
Analista de Sistemas para Internet – ESTÁCIO/RJ. Trabalhou como analista desenvolvedor de sistemas para internet na Rede Adventista Silvestre de Saúde, onde também atuou na produção de recursos digitais para marketing. Sócio-diretor na Vezos Tecnologia, atua como diretor executivo. Atualmente além de exercer o papel executivo na Vezos, Daniel Carvalho é responsável por conduzir todo processo de aprendizagem criativa, desenvolvendo plataformas digitais EAD com recursos inovadores incluindo gamificação para educação. Especialista e profundo conhecedor do Software Moodle, tem trabalhado não só na administração e customização de dezenas de plataformas, mas também na formação e capacitação de profissionais para este segmento.
Marcelo Pessoa da Silva
Professor e Autor
Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação – COOPE/UFRJ. Atuou como analista desenvolvedor na First Decision Tecnologias Inovadoras, e como coordenador do curso de Tecnologia e Sistemas de informação nas Faculdades São José – RJ. Atua como Engenheiro de Dados para Educação no Instituto Unibanco. Marcelo Souza exerce uma atividade altamente relevante para tomadas de decisões mais assertivas. Como engenheiro de dados, seus conhecimentos e habilidades são essenciais, pois cria e gerencia infraestruturas de dados que permitem a análise e a utilização eficaz de grandes volumes de informações educacionais. Ao estruturar e otimizar bancos de dados, ele possibilita que instituições de ensino, pesquisadores e formuladores de políticas educacionais tomem decisões baseadas em dados precisos e atualizados. Isso inclui a personalização do ensino, a identificação de lacunas no aprendizado, a avaliação de programas educacionais e a melhoria da eficiência administrativa, contribuindo para uma educação mais informada, inclusiva e eficaz.