Fundamentos da Língua Portuguesa na perspectiva da BNCC
Fundamentos da Língua Portuguesa na perspectiva da BNCC
R$ 1.530,00
Educadores mais capacitados para o trabalho com alfabetização e formação de leitores.
O curso Fundamentos da Língua Portuguesa aborda as diretrizes e normas para o ensino no Brasil estabelecidas a partir da entrada em vigor da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com destaque para o componente curricular de Língua Portuguesa.
Seu conteúdo apresenta aspectos fundamentais para desenvolver profissionais da educação capacitados e engajados na alfabetização e na formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso apresenta aspectos teóricos a serem analisados a partir das perspectivas estabelecidas pela BNCC – ou que se associam a elas –, assim como também sugestões de práticas para a sala de aula, a fim de aplicar tais teorias.
Informações do Curso
Formação com foco no desenvolvimento de profissionais da educação para alfabetização e formação de leitores nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O curso Fundamentos da Língua Portuguesa possui carga horária de 120 horas, com validade de extensão universitária reconhecida pelo MEC.
O curso visa preparar educadores para o trabalho com alfabetização e formação de leitores.
Extensão universitária reconhecida pelo MEC
Carga horária de 120 horas
Plataforma + Livro
Carga horária do curso
Artefatos de aprendizagem
Horas
Leitura do livro (158 páginas)
40h
Exercícios no livro
15h
Videoaulas
15h
Exercícios na plataforma
10h
Atividade final
20h
Leituras adicionais (via plataforma)
20h
Carga horária total:
120h
Autores
Jezreel Grabriel Lopes
Professor e Autor
Possui graduação em Letras – Inglês pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo(2011), graduação em Letras – Português pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo(2010), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas(2015) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas(2021). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas:ensino de língua materna, materiais didáticos digitais interativos, Multiletramentos, novos letramentos, educação e Protótipos de Ensino.
Kátia Chiaradia
Professora e Autora
Concluiu mestrado e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2008 e 2016, respectivamente) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde estuda ” A BNCC e o campo artístico-literário”. Trabalhou como orientadora on-line de pós graduação da Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP (2010), formadora docente de Língua Portuguesa na rede pública e em escolas particulares (2010-2019). É autora de suplementos e projetos de leitura das Editoras FTD (2010-2017) e Saber e Ler (2018), Ciranda Cultural (2020), L&PM Editores (2020), Carochinha (2021), Nanabooks (2020), Veneta (2020), entre outras. Em 2020, foi júri do Prêmio Literário Biblioteca Nacional.
Renata Capovilla
Professora e Autora
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2010). Atualmente é formadora de professores – Íntegra Educacional e Treinamentos Ltda e líder em formações de professores – GEG Campinas. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, planos de aula, tecnologia educacional, ferramentas google for education, formação de professores.